terça-feira, 10 de maio de 2011

         Tecnologias no âmbito escolar 
É muito comum hoje nas escolas haver uma equivalência no uso do laboratório de informática, de modo que seu uso muitas vezes fica restrito  apenas para as aulas de informática. Há exceções onde professores de outras disciplinas e áreas utilizam-se dessa tecnologia para enriquecer a aula.  De forma generalizada o uso desse espaço contribui para que as informações cheguem a todos, não marginalizando quem de alguma forma não tem acesso a essa ferramenta.
Tudo o que pode incluir na realidade vivenciada pelo presente da humanidade ou até mesmo da comunidade local, é sem sombra de duvidas uma porta aberta para que surjam oportunidades mais iguais a todos. Diante disso a importância de ter perante os olhos algo ainda inacessível, como um computador, para muitos de nossos alunos, é algo magnífico, traz para dentro das escolas a curiosidade, desperta outro tipo de motivação, por um conhecimento não convencional.
Com a utilização do laboratório pelos alunos , há um acréscimo no acesso as informações, referentes as tecnologias. Quando usada como recurso pedagógico, esta conduz ao conhecimento. A informática pode de maneira positiva construir criticas  em torno da aprendizagem.
Levando em consideração que o papel do professor tendo a missão de educar, mediando o ensino, pode-se levantar a questão que quando há a utilização da informática dentro de áreas em que seu uso não é até então “normal”, como o caso de disciplinas distintas; o educador precisa interceptar a mediação dessas informações a serem transformadas em conhecimento. O suporte que o aluno precisa nem sempre é o da ultima tecnologia lançada, mas o da autenticidade dos seus atos com um ferramenta como essa nas mãos. Desta maneira há sim mais uma etapa de construção em um individuo critico, racional e responsável; levando em consideração que a escola existe para formar em todos os seus âmbitos bons homens e mulheres, cidadãos com conteúdos imprescindíveis.
De forma geral, a disciplina de informática que muitas vezes resgata o aluno do mundo desigual, deve ser expandida a todos os professores, fazendo dela um recurso para habitualmente ser usado. O acrescentar com tecnologias vem a somar com os alunos que usam e gostam de aprender coisas novas, sendo que a tecnologia nos oferece horizontes distantes dos olhos. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário